quarta-feira, 14 de abril de 2010

A NEGAÇÃO DE SI MESMO

Confesso que fiquei extremamente feliz pela votação que o Arnaldo Cavalcante tirou, principalmente pela extrutura demolidora que enfrentou sozinho. Mas também não posso negar minha frustração em constatar que os iguais negam a si mesmos ao votar numa chapa que nada diz para uma classe que historicamente sempre foi discriminada e abandonada a própria sorte pelos donos do poder em Boa Viagem.

É sabido de todos que as políticas públicas do atual prefeito de Boa Viagem para o homem do campo, matuto da zona rural, entre os quais com muito orgulho me incluo, sempre foram excludentes. Basta fazermos um exercício de memória e lembrarmos do Secretário Municipal de Agricultura falando nos microfones dessa Rádio que não sabia qual o valor do orçamento da prefeitura destinado para a pasta no ano de 2010.

Mais triste e angustiante ainda é lembrarmos de um passado bem recente quando o atual Prefeito tomou as seguintes decisões que prejudicou sobremaneira a Zona rural e consequentemente o homem do campo:

1. Fechou a Escola Agrícola, cuja função seria preparar técnicos para orientar o trabalhador rural a produzir mais e melhor.

2. Quase acaba com o Perda de Safra (Seguro Safra), prejudicando milhares de trabalhadores rurais que ficaram a mercer da própria sorte.

3. Relegou a segundo plano as parcerias com as Associações de Moradores da Zona Rural.

4. Destina a esses as migalhas da mesa do rei, como horas de trator que não atende a todos e distribuição de enxadas, equipamento praticamente abolido na atividade produtiva.

5. Investiu mais no time de futebol do Boa Viagem do que destinou para a Agricultura em todo o ano de 2010.

6. Sequer comparece nas reuniões da Federação, e quando o faz é através de representante que nada tem a dizer a categoria, numa total falta de consideração com os trabalhadores rurais.

7. Para completar, assistimos o périplo aviltante de vários Presidentes de Associações indo se "confessar" no gabinete do Prefeito nos dias que antecederam a eleição que aconteceu hoje. Isso é a constatação do desprezo, numa clara demonstração de que, quando é convniente ele recebe e conversa com os presidentes de associações. Curioso é saber quais são essas conveniências e quem realmente são os beneficiário delas.

Conterrâneos, não foi dessa forma, negando a si mesmo, sua origem, que o operário nordestino, semianalfabeto e hoje Presidente Lula chegou ao poder. Foi lutando e debatendo suas idéias de igual para igual com os que se consideravam donos do poder no Brasil, sendo hoje considerado o presidente mais popular da história desse país e respeitado mundialmente. Propostas tentadoras não lhe faltaram para que abandonasse a sua causa, sua luta e os seus iguais.

Infelizmente o que ocorreu hoje em Boa Viagem foi que 66 presidentes de Associações negaram a si mesmos, sua origem, sua história e seus iguais, votando em uma chapa apoiada por aqueles que querem ver o homem do campo sempre pedindo nas portas dos gabinetes, destinando apenas as migalhas, as sobras da mesa do rei.

Cadê a dignidade do valente sertanejo tão decantado em verso e prosa por Patativa do Assaré? Ainda existe adormecido em cada um dos que se desviaram. Ainda bem que há tempo de corrigir o equívoco e retomarmos o caminho e a nossa luta e honrarmos nossa história.

Nenhum comentário: