terça-feira, 20 de abril de 2010

O TOLO JOSÉ SERRA

A Veja, (também conhecida como “pombo-correio”, a revista que vai mas volta) publicou “decálogo do bom governante”, feito por José Serra. Se for dele mesmo, merece o Prêmio Nobel do Primarismo, da Incompetência, do Ridículo.

Fonte: http://www.tribunadaimprensa.com.br/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

SERÁ QUE PRECISAMOS DE ESPELHO?

Não existe sujeito sem predicado, ação sem autor. As práticas de corrupção política em nosso município tem sujeito, e esse sujeito é bem determinado, ou seja, tem autoria bem clara e definida. Agora para que haja sujeito e predicado na oração temos que ter também os agentes da ação. No caso da corrupção essa ação envolve pessoas, povo que somos todos nós.

Por isso estou começando a suspeitar que o problema não esteja só no político corrupto, mas também nas pessoas, no povo. Nesse misto de responsabilidades, o povo também passa a ser sujeito. Como? O povo joga lixo na rua e depois reclama do governo por não limpar os esgotos. Os vereadores trabalham um dia por semana e o povo acha tudo isso normal.

O povo valoriza a esperteza do político que ficou rico do dia para a noite sem explicação aparente, o cara que fura a fila para ser atendido primeiro, o político que se locupleta dos serviços públicos como se fossem seus bens particulares. O melhor exemplo disso é o vídeo postado aqui no blog e no youtub, mostrando uma mangueira levando água da prefeitura para uma obra particular da irmã do prefeito. Afora algumas consciências cidadãs que se indignaram, a população não está nem aí. Ficamos a mercê da boa ação do Ministério Público, que graças a Deus está tendo uma atuação firme no nosso município no combate a corrupção no nosso município. Mas só isso não basta, as pessoas precisam se engajar mais nessa luta que é de todos, afinal os recursos são nossos, do povo.

Como agentes desse processo, o povo precisa também dar a sua contribuição. Temos muita gente boa no meio do povo, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres que o nosso município precisa para consolidar a democracia.

A falta de qualidade dos donos do poder, dos políticos corruptos, tem um único responsável, o povo – que somos todos nós que elegemos esses corruptos.

Mesmo que esse prefeito que aí está seja enxotado ou saia da Prefeitura, o próximo que sucedê-lo terá que continuar trabalhando com as mesmas pessoas defeituosas, ou seja, o povo, que somos nós mesmos. Portanto, enquanto alguém não sinalizar que pode curar o povo viciado na corrupção, acredito que ninguém servirá. Não serviu nenhum prefeito que já passou e tampouco servirá o que vier. Qual a saída?

Enquanto não surgir uma solução, seja de cima, de baixo, dos lados, de dentro, de fora, seguiremos igualmente condenados, igualmente sacaneados, os bobos da corte.

Claro que não esperamos nenhum Messias que venha salvar a lavoura perdida. Nós temos que mudar. Um novo prefeito com o mesmo povo alienado e defeituoso, não poderá fazer nada. Por isso está claro que somos NÓS QUE TEMOS QUE MUDAR.

Por isso vá agora mesmo para frente do espelho e exija uma atitude cidadã do responsável ou irresponsável por tudo isso que está acontecendo em nosso município.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

PESQUISA SENSUS

Foi divulgada uma pesquisa realizada pelo instituto Sensus que mostra José Serra (PSDB) com 32,7% das intenções de voto contra 32,4% para Dilma Rousseff (PT). Eis os dados:

Cenário com Ciro:

Serra: 32,7%

Dilma: 32,4%

Ciro Gomes: 10,1%

Marina Silva: 8,1%

Brancos e nulos: 7,7%.

Não sabe / não respondeu: 9,1%.



Cenário sem Ciro:

Serra: 36,8%

Dilma: 34,0%

Marina: 10,6%

Brancos e nulos: 9,1%

Não sabe / não respondeu: 9,5%



Projeção de 2º turno:

Serra: 41,7%

Dilma: 39,7%

Brancos e Nulos: 10,1%

Não sabe/não respondeu: 8,5%

A NEGAÇÃO DE SI MESMO

Confesso que fiquei extremamente feliz pela votação que o Arnaldo Cavalcante tirou, principalmente pela extrutura demolidora que enfrentou sozinho. Mas também não posso negar minha frustração em constatar que os iguais negam a si mesmos ao votar numa chapa que nada diz para uma classe que historicamente sempre foi discriminada e abandonada a própria sorte pelos donos do poder em Boa Viagem.

É sabido de todos que as políticas públicas do atual prefeito de Boa Viagem para o homem do campo, matuto da zona rural, entre os quais com muito orgulho me incluo, sempre foram excludentes. Basta fazermos um exercício de memória e lembrarmos do Secretário Municipal de Agricultura falando nos microfones dessa Rádio que não sabia qual o valor do orçamento da prefeitura destinado para a pasta no ano de 2010.

Mais triste e angustiante ainda é lembrarmos de um passado bem recente quando o atual Prefeito tomou as seguintes decisões que prejudicou sobremaneira a Zona rural e consequentemente o homem do campo:

1. Fechou a Escola Agrícola, cuja função seria preparar técnicos para orientar o trabalhador rural a produzir mais e melhor.

2. Quase acaba com o Perda de Safra (Seguro Safra), prejudicando milhares de trabalhadores rurais que ficaram a mercer da própria sorte.

3. Relegou a segundo plano as parcerias com as Associações de Moradores da Zona Rural.

4. Destina a esses as migalhas da mesa do rei, como horas de trator que não atende a todos e distribuição de enxadas, equipamento praticamente abolido na atividade produtiva.

5. Investiu mais no time de futebol do Boa Viagem do que destinou para a Agricultura em todo o ano de 2010.

6. Sequer comparece nas reuniões da Federação, e quando o faz é através de representante que nada tem a dizer a categoria, numa total falta de consideração com os trabalhadores rurais.

7. Para completar, assistimos o périplo aviltante de vários Presidentes de Associações indo se "confessar" no gabinete do Prefeito nos dias que antecederam a eleição que aconteceu hoje. Isso é a constatação do desprezo, numa clara demonstração de que, quando é convniente ele recebe e conversa com os presidentes de associações. Curioso é saber quais são essas conveniências e quem realmente são os beneficiário delas.

Conterrâneos, não foi dessa forma, negando a si mesmo, sua origem, que o operário nordestino, semianalfabeto e hoje Presidente Lula chegou ao poder. Foi lutando e debatendo suas idéias de igual para igual com os que se consideravam donos do poder no Brasil, sendo hoje considerado o presidente mais popular da história desse país e respeitado mundialmente. Propostas tentadoras não lhe faltaram para que abandonasse a sua causa, sua luta e os seus iguais.

Infelizmente o que ocorreu hoje em Boa Viagem foi que 66 presidentes de Associações negaram a si mesmos, sua origem, sua história e seus iguais, votando em uma chapa apoiada por aqueles que querem ver o homem do campo sempre pedindo nas portas dos gabinetes, destinando apenas as migalhas, as sobras da mesa do rei.

Cadê a dignidade do valente sertanejo tão decantado em verso e prosa por Patativa do Assaré? Ainda existe adormecido em cada um dos que se desviaram. Ainda bem que há tempo de corrigir o equívoco e retomarmos o caminho e a nossa luta e honrarmos nossa história.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

SERÁ QUE A SENADORA MARINA SILVA TUCANOU OU ESTÁ A SERVIÇO DO PIG?

Ontem, domingo 11/04/2010, estive em um evento em São Paulo com a presença da Senadora e pré-candidata à Presidência da República, Marina Silva (PV-AC). Percebe-se claramente a estratégia da senadora em esmaecer o passado dos demotucanos, em alguns momentos chegando até enaltecê-los.

Muito comemorada pelo PIG, Marina Silva não percebe que está fazendo o jogo da direita golpista que quer usá-la para alavancar a candidatura do PSDB. Muitos repórteres, do PIG, claro, questionaram o apoio de Marina ao candidato a governador do PT no Acre, mas não questionou o apoio do PSDB ao PV no Rio de Janeiro. Porque o PIG é assim?

domingo, 4 de abril de 2010

Dilma 31%; Serra 34%

Vox Populi: Serra tem 34%; Dilma, 31%.


Pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado pela Band coloca o candidato tucano à Presidência, José Serra, com 34% das intenções de voto, enquanto a petista Dilma Rousseff tem 31%. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) aparece com 10%, enquanto a senadora do PV Marina Silva ficou com 7%. Brancos e nulos representariam 20% do eleitorado. A pesquisa entrevistou 2 mil eleitores e tem margem de erro de 2,2 pontos. Na última avaliação do instituto, os dois principais candidatos à sucessão do presidente Lula apresentavam 33% (Serra) e 28% (Dilma).