No último sábado 12/09/09, vendo um telejornal de uma TV integrante do PIG, fiquei boquiaberto e impressionado com a capacidade administrativa de passar a bola do “Zé Pedágio”, através de uma de seus emissários, no caso emissária.
Desta vez a sumidade que não assumiu nada foi a Secretária de Saneamento de São Paulo (não lembro o nome) em uma entrevista de quase 10 minutos.
O tema da entrevista com a Secretária de Saneamento, era a poluição do Rio Tietê, cujos índices estão sendo monitorados por um “flutuador” que a emissora integrante do PIG está realizando.
Perguntada qual o Projeto de despoluição do Rio Tietê, a Secretária respondeu que o Projeto de Despoluição está em execução desde 1990 e já está na fase 3. Perguntada sobre os detalhes dessa Fase 3 a Secretária respondeu que consiste no tratamento de 15% do esgoto de um bairro de Guarulhos. Disse também que a poluição do Rio não é de hoje, essa dívida é de mais de 40 anos, onde os governos anteriores não fizeram a sua parte e que o governo do “Zé Pedágio” está procurando resgatar. A SECRETÁRIA ESQUECEU QUE OS TUCANOS, ASSEMELHADOS E AFINS ESTÃO NO PODER EM SÃO PAULO DESDE PEDRO ÁLVARES CABRAL.
Perguntada de quem era a culpa pela poluição do Rio, a Secretária logo partiu em defesa do Zé Pedágio, dizendo que a culpa não era dele e sim dos Prefeitos dos municípios onde o Rio passa e dos mais de um milhão de migrantes que chegam a São Paulo por Ano. NÃO ESPECIFICOU A ORIGEM DOS MIGRANTES, MAS PELO HISTÓRICO DE PRECONCEITO DO TUCANO MOR ZÉ PEDÁGIO, DAR PARA IMAGINAR A QUAIS MIGRANTES ELA SE REFERIA.
Apesar do entrevistador insistir que 100% da poluição do Rio Tietê no trecho que passa por Guarulhos ser de responsabilidade das grandes indústrias que jogam o esgoto no Rio sem tratamento adequado, a Secretária insistiu em manter a culpa pela trajédia ambiental nos migrantes e nos prefeitos, em nenhum momento culpando as grandes indústrias. SERÃO AS INDÚSTRIAS DOADORAS DE CAMPANHA?.
A Secretária finalizou dizendo que estão trabalhando (SEMPRE NO GERÚNDIO) para resolver o problema do Rio Tietê. PORÉM NÃO APRESENTOU METAS NEM PRAZOS. PELO VISTO CONTINUAM FLUTUANDO NA...