sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PROJETO OPORTUNISTA?


Heitor Férrer tenta barrar lei que cria novos municípios

O argumento do pedetista é a inexistência de uma lei complementar federal que dê sustentação à lei estadual aprovada pela Assembleia no ano passado que prevê emancipação de distritos
Para deputado, medida visa a evitar constrangimento à Casa (Foto: Georgia Santiago)
Uma ação do deputado estadual Heitor Férrer (PDT) pode atrapalhar a criação de novos municípios no Ceará. Ontem, durante sessão da Assembleia Legislativa, o pedetista comunicou ter solicitado ao Ministério Público Federal a interposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei aprovada no ano passado, de autoria do presidente Domingos Filhos (PMDB), que permite a emancipação de distritos e a consequente criação de novas cidades.

Para justificar a provocação, Heitor argumenta que a lei complementar estadual não pode ser aplicada por depender de uma lei complementar federal & ainda não existente & que estabelecerá os prazos de emancipação. ``A lei estadual é rígida, tem seus méritos, mas a sua execução afrontaria a Carta da República. Onze distritos já entram com pedido de emancipação e a ação tem que ser a mais rápida possível, para não criar constrangimentos a essa Casa``, expôs ele.

Os distritos a que Heitor se refere são: Mundaú, no município de Trairi; Pecém, que pertence a São Gonçalo do Amarante; José de Alencar, em Iguatu; Várzea dos Espinhos, localizado em Guaraciaba do Norte; Jurema, no município de Caucaia; Iratinga, em Itapajé; Antônio Diogo, em Redenção; além de Icaraí, Sabiaguaba, Moitas e Mosquito, todos localizados no município de Amontada. Esses últimos quatro distritos querem se unificar e formar o município de Icaraí. (Ítalo Coriolano - coriolano@opovo.com.br)

A assessoria da Assembleia informou que Domingos Filho estava em um evento, o que impossibilitou contato com a reportagem.


NÚMEROS

11
É O NÚMERO DE DISTRITOS QUE JÁ ENVIARAM PEDIDOS DE EMANCIPAÇÃO

VAMOS NÓS: Não sabemos de fato qual a razão do Dep. Domingos Filho - Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, andar com seu filho a tiracolo visitando o interior do estado publicizando anunciando esse projeto.

É sabido de todos das dificuldades de se aplicar essa Lei em alguns distritos, no entanto o Deputado sem nenhuma cerimônia visita essas localidades vendendo essa possibilidade e anunciando aos quatro cantos que distritos serão emancipados. Será a emancipação desses distritos o real interesse dessas visitas? 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O ADEUS E A HOMENAGEM AO PREFEITO MAZINHO

Na hora do adeus, as palavras se tornam frágeis diante da perda irreparável para a família, para os amigos e para todos aqueles que conviveram com o homem, cidadão e político José Vieira Filho, o imortal Mazinho.

Não poderia nesse momento deixar de manifestar o meu mais profundo sentimento de pesar pela partida para junto ao Pai da maior liderança política da história de Boa Viagem. Não será tarefa das mais fáceis sintetizar nesta justa homenagem a biografia desse ilustre boa-viagense.

Quis o destino que sua partida ocorresse exatamente no dia 22, número do seu último partido político. Com mais de meio século de vida dedicado a atividade pública, esse valoroso conterrâneo pautou sua vida pelo trabalho, pela decência e pela honestidade, o que lhe rendeu o honroso apelido de "Mãos Limpas". Na sua luta política e cidadã sempre fez questão de manifestar seu profundo amor por nossa querida Boa Viagem e sua gente. Mesmo ocupando posições singulares na vida pública, nunca deixou de enaltecer o nome do nosso município, terra onde nasceu, viveu e que tanto amou, e onde fez questão de edificar sua última morada aqui na terra, na Fazenda Jantar.

No labirinto que a vida pública possibilita àqueles que escolhem esse caminho, é raro um político sair dele sem máculas, com a Ficha Limpa. E para nosso orgulho, o Mazinho, também conhecido como o "Véi Macho" deixa a vida e entra para a história política do nosso município com seu nome gravado no livro de ouro do panteon dos que honraram o cargo público que ocupou, com a Ficha Limpa.

Adeus Mazinho, que na sua nova morada continue sendo esse exemplo de cidadão que foi aqui na terra. Agora assessorado pelas orações de sua digníssima família, de todos que privaram da sua amizade, nos quais eu humildemente me incluo e dos milhares de boa-viagenses honestos e trabalhadores para quem você dedicou toda a sua vida pública.

Vá e fique com Deus, e leve consigo o mais profundo sentimento de respeito e admiração por todo o legado deixado para o nosso município e para sua gente.

E agora? Estamos todos tristes e chorando a sua partida. Mas será que você quer que estejamos tristes? Logo você que é sanfoneiro? Pois é, você que tantas salvas de palmas recebeu nos palanques da vida! Então! Para amenizar um pouco a tristeza e para suavizar a sua partida receba essa justa homenagem com um afinado acorde de sanfona e com uma calorosa e sincera SALVA DE PALMAS.

Boa Viagem Mazinho.